Passo a passo para fazer a carteira de trabalho digital
O que é
A partir de 21 de novembro, o trabalhador brasileiro poderá ter as
informações de Qualificação Civil e de Contratos de Trabalho que hoje constam
na Carteira de Trabalho em um aplicativo móbile, desenvolvido a partir de uma
parceria entre o Ministério do Trabalho e a Dataprev. A Carteira de Trabalho
Digital poderá ser baixada em qualquer Smartphone com sistema operacional
Android ou IOS e funcionará como uma extensão do documento físico.
O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o
documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências
profissionais formais, as atuais e também as anteriores, estarão no aplicativo.
Também serão possíveis, por essa mesma ferramenta, solicitar a
primeira e a segunda via da carteira de trabalho física.
A caderneta da Carteira de Trabalho física continuará existindo e
sendo o documento oficial do trabalhador.
Como baixar
Para ter o documento
digital, com todas as informações acessíveis no telefone, o trabalhador deve
entrar na loja de aplicativos do telefone e procurar por “Carteira de Trabalho
Digital” e baixar a ferramenta.
A próxima tela são os
informes:
Em seguida, irá
aparecer uma tela com quatro opções (Entrar, Solicitar 1ª via, Solicitar 2ª
via, Perguntas Frequentes).
Quem tiver a senha
cadastrada no cidadão. br e Sine Fácil, precisará apenas colocar essa senha
(será mesma senha para os dois aplicativos). Neste caso, basta clicar em.
“Entrar”:
Será necessário ler a
política de privacidade, concordar e aceitar.
Em seguida, será necessário
digitar o CPF, a senha e clicar novamente em “Entrar”.
Quem não tiver senha
ainda, precisará criar uma, clicando em “Primeiro Acesso no cidadão. br” ou em
“Cadastre-se”.
Será necessário
informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de
nascimento se for nascido no exterior, à opção será “Não sou brasileiro”).
Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais
(Cnis). Caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um
questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral.
Por isso, é importante
ter em mãos a Carteira de Trabalho física ao tentar instalar o aplicativo
mobile. É preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Em seguida, o
trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro
acesso.
Caso o usuário não
consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa
ou entrar em contato com a central 135 do INSS para auxílio.
Pelo aplicativo da
Carteira de Trabalho Digital, é possível também solicitar a 1ª e a 2ª via da
carteira de Trabalho. As opções aparecem na terceira tela que se abre assim que
o aplicativo é instalado. Nesse caso não é necessário passar pela autenticação.
Basta clicar na opção desejada, preencher o formulário de pré-cadastro válido
por 30 dias, e comparecer a um posto de atendimento para validar as informações
e formalizar o pedido do documento.
Algumas unidades de
atendimento de emissão de CTPS requerem agendamento prévio.
Para verificar se o
posto de sua preferência tem essa obrigatoriedade o trabalhador pode entrar no
link http://trabalho.gov.br/rede-de-atendimento.
Essa solicitação
também pode ser feita pela internet, caso o trabalhador não queira baixar o
aplicativo.
Mais informações sobre
a Carteira de Trabalho digital estão disponíveis em https://empregabrasil.mte.gov.br/carteira-de-trabalho-digital/
Fonte:
http: 1º Tabelionato de Notas de Porto Alegre/RS
Site:
//www.tabelionato.com/
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